Um eclipse lunar total, o primeiro desde dezembro de 2011, acontecerá na madrugada de segunda para terça-feira e será visível nas Américas do Norte e do Sul e até no Havaí, informou a NASA.

Eclipse total da Lua em 21 de dezembro de 2010: primeiro eclipse vai começar à 01H53 de terça-feira (hora de Brasília), quando a Lua passar pela sombra da Terra
Este será, também, o primeiro eclipse de uma série de quatro consecutivos até 2015 com intervalo de seis meses, o que os astrônomos chamam de uma tétrade.

Este fenômeno, relativamente raro, ocorreu anteriormente em 2003-2004 e a próxima tétrade está prevista para 2032-2033, informou a agência espacial americana. No total, haverá oito tétrades no século XXI.

Este primeiro eclipse vai começar à 01H53 de terça-feira (hora de Brasília), quando a Lua passar pela sombra da Terra.

Ele será total a partir das 04h06 e vai durar pouco mais de uma hora, com fim previsto para as 05H24. A Lua emergirá totalmente da sombra da Terra às 07H37 de Brasília.

O segundo eclipse lunar desta tétrade vai acontecer em 8 de outubro e os dois últimos, em 4 de abril e 28 de setembro de 2015, respectivamente.

Em alguns meios religiosos, a tétrade tem um significado bíblico porque coincide com festas judaicas importantes, como a Pessah (Páscoa) em 2014 e a Festa dos Tabernáculos, em outubro de 2014 e setembro de 2015.

O telescópio virtual The Slooh, uma plataforma astronômica online, disponibilizará imagens em tempo real do eclipse lunar, enquanto o site da NASA transmitirá também os comentários dos cientistas durante o eclipse, a partir das 03h00 de terça-feira.

Além do elipse lunar, Marte vai passar nesta segunda-feira a 92 milhões de quilômetros da Terra, a menor distância entre o planeta vermelho e o nosso desde janeiro de 2008.

Exame

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top